domingo, 29 de abril de 2012

Distribuição Linux rápida e leve para computadores antigos VectorLinux 7

Está a procura de uma distribuição Linux rápida e leve e que rode muito bem em computadores antigos e já fora de linha ?Uma solução eficiente é o VectorLinux.
Uma distribuição pouco conhecida, desde aproximadamente 1999.Posso afirmar que é uma distribuição bastante estável.
Baseada no Slackware é uma distro minimalista rápida e leve com a qual reativei alguns computadores de amigos meus que estavam "encostados".
Embora eu não  há conhecia não é muito difícil de usar não .

 Vector possui em seu bojo diversas edições. Ente as quais destaco as básicas.
  • Standard - É um ambiente de desktop em exibição  Xfce baseado em multimídia para trabalho de escritório, navegação na web, ou em uso doméstico. 
  • Standard Edition com KDE em vez do Xfce - kde 
  • Light - Standard Edition  otimizado para computadores de baixo desmpenho.
  • SOHO - O shopping S ffice / H ome O ffice, uma versão baseada no KDE com o OpenOffice e ferramentas de produtividade para profissionais de escritório.
Possui versões 32 e 64 bits.

Se você quiser dar um apoio ao desenvolvimento do projeto VectorLinux, compre algumas edições como:Deluxe e edições SOHO Deluxe são sistemas muito bem embalados por menos de US $ 30US. VL não requer quaisquer ferramentas ou adicionais , de você caso  não queira  comprar essas edições. Tudo está disponível nos repositórios de software livre VL.


VectorLinux requer um mínimo de hardware, tão pouco que muitas vezes ao usá-lo pode ser Pentium IV para testes etc... (Ele é muito  bom em reconhecimento de hardware). O Standard Edition ainda rodou de forma adequada  em um P-III com memória de 512M.


Você encontra para baixar e obter maiores instruções na home page do projeto
                                                                 AQUI .




                                                         

2 comentários:

  1. Já usei o Vector Linux. Na época acho que era o 3. É interessante que ele é baseado no Slackware. Eu gostei dele pelo simples fato de além de dar um UP no pc antigo ele tem um desktop limpo, bonito e bem organizado graças ao Xfce. Eu sou usuário de Gnome como ambiente gráfico mas simpatizo bastante com o Xfce e Lxde como ambientes leves. Use sem medo pessoal boa distro e mto simples de usar.

    ResponderExcluir
  2. Quanto a distribuição VectorLinux me surpreendeu pois com a mesma ressuscitei um micro que eu tinha aqui na empresa e dá para fazer bastante coisa ,só que ainda estou engatinhando na mesma.Sabe como é até pegar o jeito leva tempo.
    Mas voltei no desktop para o Linux Mint lisa Light ficou show ,ultra rápido e super fácil de usar ,estou gostando muito.
    Pretendo me cadastrar na comunidade.Mas também ando com pouco tempo.
    E no notebook uso a ultima do Ubuntu que também é muito bom e para gente ficar atualizado.
    Obrigado pelo comentário.
    e um Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado!!!