quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O Perigo das Patentes de Softwares Dangers of Hell

Hoje BOSTON, Massachusetts, E.U.A. - sexta-feira, 2 outubro, 2009 - A Free Software Foundation (FSF) apresentou um "amicus curia" solicitando à Corte Suprema para afirmar que as idéias de software não são patenteáveis. Após apresentar o impacto positivo que o movimento do software livre e do GNU General Public License (GNU GPL) tiveram sobre o uso do computador, uma breve explicação de como patentes de software são um obstáculo e um perigo para os desenvolvedores de software.

Richard Stallman o fundador da FSF e do movimento do software livre têm feito campanha mundial contra as patentes de software desde a década de 1980, mas o esforço dos Estados Unidos está chegando ao auge com o Supremo Tribunal revendo agora âmbito patenteáveis pela primeira vez desde o caso 1981's Diamond v. Diehr .

End Software Patents (ESP) o diretor executivo Ciaran O'Riordan explicou, "cada patente de software é uma restrição a desenvolvedores de software e usuários de computadores, e existem atualmente 200.000 patentes de software na E.U.A.. Além de ser uma restrição injusta de uma ferramenta comum de uso doméstico, o tempo também já provou que as patentes de software serão um fracasso econômico e um obstáculo ao progresso . Isto significa que eles agem de forma inconstitucional e não têm legitimidade jurídica. O Supremo Tribunal em si nunca autorizou a concessão de patentes das idéias de software, então há uma esperança real de que esse problema pode ser finalmente resolvido. "

"Muito do material para isto veio do nosso wiki editável publicamente na swpat.org.

The 44-page breve mais detalhes os riscos comumente observado ultrajante e despesas impostas por patentes, que deixam os indivíduos e pequenos projectos particularmente vulneráveis, mas também destaca as injustiças mais profundas:

Esta incapacidade para participar de uma base ainda amplifica o problema, mas também há um problema mais profundo: perder o controle da informática em sua vida diária. Porque as pessoas podem escrever o software, eles podem se ajudar e resolver seus próprios problemas. Dado que inclui atividades de desenvolvimento de software comum, como fazer uma webpage, a liberdade de usar um computador como você o vê para a sua vida diária é uma forma fundamental de expressão, assim como a utilização de uma caneta e papel o é. ... No contexto da escrita de um leitor de e-mail, um processador de texto, ou um visualizador de imagens, sendo impedido de ler, modificar ou escrever no formato de dados necessários é equivalente a ser proibido de escrever um programa funcional para essa tarefa. "

Em abril de 2008, a FSF trabalhou com o End Software Patents (ESP) campanha para um arquivo de amicus curiae na Corte de Apelações (o Circuito Federal CAFC) audiência do caso Bilski Re. Em outubro de 2008, o CAFC emitiu a sua decisão, o qual destruiu as patentes de idéias do programa em execução em computadores de uso geral. Em junho deste ano, a Suprema Corte decidiu analisar o caso.

O texto integral do caderno está disponível online em http://endsoftpatents.org/amicus-bilski-2009.

Mais informações sobre os mandatos que lhe foram apresentados está disponível em http://en.swpat.org/wiki/Bilski_v._Kappos_amicus_briefs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!!!