domingo, 30 de dezembro de 2012

Conheça o serviço de gerenciamento Claibre de bibilotecas de ebooks !!!


Matéria extraida da página da FSF!!!

Entrevista com Kovid Goyal sobre o Calibre

Postado por Donald Robertson em 13 de dezembro de 2012 04:55 | 
O mais recente capítulo da nossa série de Licenciamento e Compliance Lab sobre desenvolvedores de software livre que escolhem licenças GNU para suas obras.
logotipo calibre
ebook
Nesta edição, eu entrevistei Kovid Goyal , o desenvolvedor criador e líder do calibre , via e-mail.

O que é o calibre?

Calibre é um aplicativo de gerenciamento de livre ebook biblioteca desenvolvida por usuários de ebooks para usuários de ebooks. Calibre é uma comunidade vibrante, com meia dúzia de desenvolvedores e testadores muitos, muitos e repórteres de bugs. Ele é usado em mais de 200 países e foi traduzido em uma dúzia de línguas diferentes por voluntários. Calibre tornou-se uma ferramenta completa para a gestão de textos digitais, permitindo que você faça o que você possa imaginar com a sua biblioteca de ebook. A leitura é muito importante para mim e um dos meus objetivos sempre foi a evitar a fragmentação ou a monopolização do mercado de ebook por entidades que cuidam exclusivamente para objetivos de curto prazo. Como a comunidade calibre continua a crescer, impulsionado por amantes de livros, para os amantes do livros, espero que sempre tenham a apresentar uma alternativa para as pessoas que gostam de ler ebooks e querem estar no controle de suas próprias bibliotecas digitais.

Como as pessoas estão usando isso?

As pessoas usam isso para catalogar suas coleções de livros, para gerenciar dispositivos de leitura, para ter acesso a periódicos em forma de ebook, para criar ebooks em formatos diferentes, para compartilhar suas coleções de e-books com seus amigos e familiares através da rede, para ler seus livros sobre seus computadores. Calibre foi baixado por mais de 12 milhões de pessoas .

Por que você decidiu liberá-lo sob a GPLv3 GNU?

Porque eu não quero  as pessoas criando software proprietário baseado em meu trabalho. Calibre (todo o meu trabalho, na verdade) tem sido sempre sobre o compartilhamento e propagação de idéias e informações. A GNU GPL ajuda a fazer isso acontecer.

Qual é a melhor maneira de voluntários para ajudar com o desenvolvimento de calibre?

Calibre teve contribuições de dezenas de pessoas ao longo dos anos ( uma lista limitada ), se há alguma  calibre você quer está ,  em: http://calibre-ebook.com/get-involved .

Qual é a melhor maneira para as pessoas sem fortes habilidades técnicas poderem  ajudar o projeto?

Traduções, documentação, bons relatórios de bugs, ajudando novos usuários nos fóruns calibre, contribuições financeiras, obras de arte, todas essas são muito bem-vindas. Calibre não seria o que é hoje sem a sua comunidade de usuários vibrante. Participar de uma comunidade de software livre como o calibre é uma ótima maneira de ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.

Que aspectos do projeto que você acha que poderia usar a maioria de ajuda?

Calibre está fazendo muito bem, não há nenhum aspecto particular que precisa de ajuda. Sou um grande crente. Se você tem idéias sobre como uma parte de calibre poderia ser melhor, fazer acontecer. Contribuições são bem-vindas.
Por favor, consulte a entrada de calibre no Diretório de Software Livre para mais informações.
Gostei desta entrevista? Vá para a entrada anterior desta série com palestra Jeremy Allison sobre o porquê de Samba foi com a GPLv3 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!!!