quarta-feira, 15 de abril de 2009

Sites e serviços para baixar conteúdo legalizado na internet

Grande parte dos filmes e músicas que circulam pela web é fruto do que chamam " pirataria",Que é um termo que não está bem claro ainda ,mas fica para outro post, mas isso não quer dizer que não exista conteúdo que possa ser baixado de forma legal.

Essa, aliás, é uma reivindicação de usuários que preferem não copiar materiais protegidos por direitos autorais, seja por razões éticas ou receio de sofrer as punições previstas em lei.O Ideal é se possível não se empilhar de enlatado e lixo americano.

Pensando nisso, o site WNews selecionou alguns sites que cumprem esse papel.

São diretórios online que armazenam praticamente todo tipo de arquivo. Além de filmes e músicas, dá para encontrar games, livros, fotos e animações, entre outros.

Confira a lista:

LegalTorrents

Página que reúne conteúdos licenciados pela Creative Commons, ou seja, distribuídos mediante a autorização do autor. Além de músicas e vídeos, tem games, fotos, livros e animações, entre outros.

Para baixar os arquivos, é necessário ter instalado no computador um software que se conecte à rede BitTorrent (veja aqui uma lista de opções).

SourceForge

É um gigantesco diretório de softwares de código aberto, com milhares de opções em áreas como comunicação, educação, segurança, desenvolvimento de software, multimídia e internet fonte de armazenamento usado pelos principais portais como baixaki e superdownloads.

Entre as boas opções, é possível encontrar o programa de compartilhamento Azureus, o editor de áudio Audacity e o compactador 7-Zip, que estão entre os mais populares da página entre tantos outros.

Domínio Público

Página mantida pelo governo brasileiro, reúne um vasto conteúdo em imagens, sons, textos e vídeos. É possível encontrar obras de Machado de Assis, livros estrangeiros traduzidos para o português, filmes educativos e mapas históricos.

E não tá entulhado de lixo estrangeiro.

Internet Archive

Fundada em 1999, a organização sem fins lucrativos pretende montar uma espécie de “biblioteca da web”. Os visitantes têm acesso gratuito aos mais variados textos, arquivos de áudio, imagens em movimento e filmes. As áreas de interesse incluem esportes, artes, música, tecnologia e religião.

TramaVirtual

O site mantido pela gravadora tem um grande acervo de músicas de bandas independentes brasileiras. O download das canções é liberado mediante cadastro na página e, por meio de parcerias com empresas privadas, os artistas são remunerados pelo número de vezes em que o material é baixado.

Na página Álbum Virtual, dá para encontrar CDs inteiros para baixar, incluindo encartes, fotos e vídeos, mas eles ficam disponíveis apenas por tempo limitado.

Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa

Mantida pela USP (Universidade de São Paulo), o site oferece material de apoio para atividades escolares e extracurriculares. Tem fotos e ilustrações, obras completas e biografias de autores brasileiros e portugueses e programas em áudio.

Legit Torrents

Com funcionamento semelhante ao LegalTorrents, a página tem torrents para download de games, filmes, músicas, aplicativos e livros.

É preciso ter um software para se conectar à rede BitTorrent.

Este post é baseado na notícia publicada por Daniel Damas - 15/04/2009 vnews uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!!!