terça-feira, 26 de maio de 2009

Como controlar as temperaturas do CPU no Ubuntu * Instalar o lm-sensors para controlar as temperaturas do CPU no Ubuntu


  • Instalar o lm-sensors para controlar as temperaturas do CPU e da GPU, velocidades das ventoinhas e voltagens no GKrellM
  • Instalar os drivers de vídeo da nvidia para controlar as temperaturas do GPU.
  • Instalar o hddtemp para controlar as temperaturas do disco rígido
sudo apt-get install hddtemp
GKrellM é um controlador de hardware que pode mostrar as temperaturas do CPU e da GPU, a velocidade das ventoinhas, voltagens, o load do CPU, o load da network, a actividade dos discos e a sua temperatura e o uso da memoria do swap. A instalação é muito facil e a configuração necessita apenas de alguns clicks. Pode definir alarmes para avisar o sobre-aquecimento do CPU, ou se há uma falha nalguma ventoinha. O hddtemp funciona com o GKrellM para permitir que este consiga saber as temperaturas do disco para os manter sempre frescos (p.e a menos de 40ºC) para que tenham um tempo de vida maior do que se correm constantemente a uma temperatura elevada (p.e., acima de 50ºC).
sudo apt-get install gkrellm
Para correr o programa
Click Applications -> System Tools -> GKrellM
Para o configurar,
Right click on GKrellM -> Configuration
Foi tentado funcionar com o lm_sensors, mas ele não detectava todos os sensores do computador. Mais tarde, econtrei o "GKrellM". Funciona prefeitamente com a nVidia 6600 GT. O GKrellM também possui plugins para mostrar informações metereologicas, definir lembretes, etc.
Adicionar um alerta sonoro (Opcional): Aqui esta uma maneira para conseguir por alertas sonoros quando o CPU esta muito quente ou quando uma venotinha falha. Primeiro, pé preciso gravar a mensagem audio ( use o Audacity). Depois é ir a:
Configuration -> Builtins folder (Left side)-> Sensors ->
Temperatures folder (Right side)-> CPU ->Alerts Button
Cole UMA das seguintes linhas numa janela do Terminal para testar o som. Se tiver duas placas de som, pode usar a opção "-ao oss:/dev/dsp1" para fazer com que o som seja desviado para a 2ª placa. Modifique o caminho do ficheiro e o nome para que aponte correctamente para o ficheiro. Se conseguir ouvir o som, então copie a linha de comando para a caixa de texto na janela dos Alertas do GKrellM.
mplayer /home/myfolder/alert_messages/heat_alert.mp3
mplayer -ao oss:/dev/dsp1 /home/myfolder/alert_messages/heat_alert.mp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!!!