sexta-feira, 26 de junho de 2009

Site de músicas Creative Commons parodia proposta de lei antidownload

Em vez de “Three Strikes”, site promove o “Three Thanks” e propõe prêmios para quem incentivar mais o compartilhamento

Por Rodrigo Martin de Macedo, do Geek

Na França, uma proposta de lei pretende coibir o download ilegal de músicas e vídeos pela tecnologia BitTorrent. Apelidada de “Three Strikes”, a proposta de lei prevê três avisos antes de penalizar o infrator cancelando sua conta. Parodiando a proposta, o portal de música gratuita Jamendo começou a promover a iniciativa “Three Thanks”, que funciona de forma inversa à debatida pelos legisladores franceses.

Na manhã do dia 25 de março, os usuários cadastrados no serviço receberam, via email, o anúncio da novidade com o título “Não achamos que você deve ser punido por seus downloads”. Nele, a empresa dizia que a idéia é agradecer e beneficiar de alguma forma usuários que promoverem o compartilhamento de arquivos.

O portal hospeda apenas arquivos oficiais de licença Creative Commons, de livre distribuição e reprodução, e se baseia também na tecnologia BitTorrent para a troca de seus arquivos.

No blog oficial do serviço, o fundador Sylvain Zimmer explica que pessoas que baixarem músicas do extenso catálogo do site, atualmente com mais de 200 mil faixas de artistas independentes do mundo inteiro, receberão emails de agradecimento.

Os “reincidentes” mais ativos receberão kits com adesivos e material promocional do site, explicando como promover mais e melhor os artistas cadastrados no site e a música gratuita. E, os mais ativos dentre estes selecionados, que conseguirem convencer locais públicos a promover músicas Creative Commons, receberão reembolso das taxas cobradas por seus provedores.

O site Jamendo está disponível em diversos idiomas, inclusive em português do Brasil, e pode ser acessado por ouvintes e bandas pelo endereço jamendo.com/br.

Matéria originalmente publicada em http://www.geek.com.br/blogs/832697632/posts/9623-site-de-m-sicas-creative-commons-parodia-proposta-de-lei-antidownload

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!!!