quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O que é ser um HACKER???


Sempre escuto e vejo na televisão ou jormais formas erradas de se referir a um hacker de computador, normalmente associados a pessoas criminosas e perigosas. De tanto ficar vendo este tipo de atitude resolvi explicar o que é realmente ser um Hacker.
É importante lembrar que existe toda uma cultura por trás da palavra hacker. Hacker é um termo usado para representar pessoas que são extraordinárias no que fazem, sejam elas artesões ou especialistas na área de tecnologia. Mas o termo é mais conhecido por pessoas que dominem o uso de programaão em computadores.
Com o passar dos anos os hackers foram se dividindo em duas partes, os hackers do bem e os hackers do mal, por este motivo foram quebrados os nomes também.
Os hackers atualmente são conhecidos como os do bem, são programadores que fazem engenharia reversa de softwares (forma com a qual ele visualiza como foi feito determinado programa) para poder estuda-lo e usar para um fim sem maldade.
Os crackers são conhecidos como os do mal, são aqueles que fazem a engenharia reversa para poder usufluir das falhas dos softwares para realizar ataques, roubar dados e etc.
Mesmo já estando dividido em duas partes, cada vez mais estão subdividindo essas categorias, abaixo detalharei mais sobre cada uma.
White hat – um hacker interessado em segurança. Utiliza os seus conhecimentos na exploração e detecção de erros de concepção, dentro da lei. A atitude típica de um white hat assim que encontra falhas de segurança é a de entrar em contacto com os responsáveis pelo sistema e informar sobre o erro, para que medidas sejam tomadas. Um white hat pode ser comparado a um policial ou vigilante, buscando as falhas para corrigí-las.
Gray hat – tem as habilidades e intenções de um hacker de chapéu branco na maioria dos casos, mas por vezes utiliza seu conhecimento para propósitos menos nobres. Um hacker de chapéu cinza pode ser descrito como um hacker de chapéu branco que às vezes veste um chapéu preto para cumprir sua própria agenda. Vamos resumor dizendo que ele seria parecido com alguns PMs do Rio de Janeiro.
Black hat – indica um hacker criminoso ou malicioso, comparável a um terrorista. Em geral são de perfil abusivo ou rebelde, muito bem descritos pelo termo “hacker do lado negro” (uma analogia à série de filmes Star Wars). Geralmente especializados em invasões maliciosas e silenciosas, são os hackers que não possuem ética.
Newbie – Newbie, Noob ou a sigla NB, vem do inglês “novato”. Indica uma pessoa aprendiz na área, ainda sem muita habilidade, porém possui uma sede de conhecimento notável. Pergunta muito, mas freqüentemente é ignorado ou ridicularizado por outros novatos que já saibam mais do que ele (ao contrario dos lammers que são ridicularizados por todos). Hackers experientes normalmente não ridicularizam os novatos, por respeito ao desejo de aprender – no entanto, podem ignorá-los por falta de tempo ou paciência.
Phreaker – o termo Phreaker, corruptela do inglês “freak” que significa “maluco”, essencialmente significa a mesma coisa que o original “hacker”, no entanto é um decifrador aplicado à area de telefonia (móvel ou fixa). No uso atual, entende-se que um Hacker modifica computadores, e um Phreaker modifica telefones (experimente discar no seu telefone batendo sucessivas vezes no gancho ao invés de usar o teclado do aparelho, e você estará sendo um phreaker). Os Phreakers também se enquadram no conceito de White hat ou Black hat.
Cracker – o termo Cracker, do inglês “quebrador”, originalmente significa alguém que “quebra” sistemas. Hoje em dia, pode tanto significar alguém que quebra sistemas de segurança na intenção de obter proveito pessoal (como por exemplo modificar um programa para que ele não precise mais ser pago), como também pode ser um termo genérico para um Black Hat.
Lammer – o termo Lammer indica uma pessoa que acredita que é um hacker (decifrador), demonstra grande arrogância, no entanto sabe pouco ou muito pouco e é geralmente malicioso. Utilizam ferramentas criadas por Crackers para demonstrar sua suposta capacidade ou poder, na intenção de competir por reputação, no entanto são extremamente inconvenientes para convívio social, mesmo com outros hackers. Algumas pessoas acreditam que essa é uma fase natural do aprendizado, principalmente quando o conhecimento vem antes da maturidade.
Espero ter esclarecido para todos estas diferenças de cada tipo de hacker.
Abraço a todos.

Excelente matéria escrita por Fabio Souza em 19/8/09.
Muito esclarecedora .
Original postada pelo site : http://www.noticiasgeek.com.br/o-que-e-ser-um-hacker/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!!!