quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Crie seu prório SuSe Linux Customizado



No site da Novell existe a possibilidade de você criar seu próprio suse linux , customizado escolhendo você mesmo quais serão os pacotes que irão compor a sua distribuição ,você pode escolher livremente como vai fazer ,sendo possível executá lo até num pen drive.

Segundo o TechEnd Brasil, a empresa novell liberou o SUSE Studio, é um site que permite que você crie seu próprio sistema operacional Linux e adicionar as funções que bem entender, assim como a capacidade de remover o que não desejar.Ou seja a seu gosto ou ao ao gosto do "consumidor" conforme o anúncio sugere na foto.

Tudo muito simples e fácil, só tem a dificuldade de estar em inglês. O objetivo desse site é fazer as pessoas utilizarem sistemas de código aberto com um incentivo ao ego, já que você poderá sair por aí dizendo que tem um sistema operacional feito sob medida só seu. Você pode baixar ou deixar o arquivo disponível para amigos ou a possibilidade de seus clientes baixarem também. É possível ainda gravar em CD ou salvar no seu pendrive para usar em qualquer computador.

Se você pensa que só um gênio pode mexer nesse site, engana-se muito porque já que o objetivo é fazer as pessoas utilizarem um sistema opensource, não há necessidade de ser um crânio da informática para utilizar o serviço. Um requerimento indispensável mesmo é o conhecimento decente do inglês, pelo menos a nível intermediário.

Se você quer se exibir com seu próprio sistema operacional, clique aqui para acessar o Suse Studio e criar o seu. Tudo o que você precisa é uma conta em algum site OpenID, uma conta no Google (a que você usa para acessar o GMail ou o Orkut), no Yahoo! ou na própria Novell.

Note que é necessário aguardar o recebimento de um convite para iniciar o uso do SUSE Studio. Na página que solicita o seu OpenID ou uma das contas compatíveis, no fim da página tem um campo para você colocar seu e-mail e aguardar o convite. Se você preencher uma pesquisa de duas perguntas em seguida eles prometem enviar o convite mais rapidamente.

Segundo quem já usou, o sistema é totalmente gratuito e muito fácil de usar e personalizar. Já realizei o cadastro e estou na espera e no pessoal no qual eu tomei como base para produzir este post ninguém disse ter criado já o seu , apenas afirmam que é possível.

Um comentário:

Obrigado!!!