terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Windows 7 vendido a 3 dollares ?

O Windows 7 está apenas há dois dias para ser lançado para a compra no mundo inteiro, mas o fato é que o sistema operacional já está disponível gratuitamente, quase livre, ou a um preço reduzido em comparação com o que a Microsoft está cobrando pelo produto. Cópias piratas da mais recente versão do Windows 7 está sendo vendida por um valor tão baixo quanto $ 3 no mercado Xinyang de Xangai, na China, segundo a Reuters. A este respeito, parece que a empresa, sediada em Redmond terá uma batalha difícil contra a pirataria na China.

Segundo a IDC, mais de 80% do software vendido na China em 2008 foi pirateado, e os produtos da Microsoft estão entre os mais populares. Uma cópia pirata do Windows 7 vem com um preço tão baixo quanto 20 yuan, ou 2,93 dólares. Os preços dos SKUs genuína do Windows 7 start em $ 119,99 para o atualização do Home Premium, e ir nas nuvens a um preço tão alto quanto $ 319,99 para a versão Ultimate. Como tal, uma licença do Windows 7 Ultimate pode custar até cinco vezes a quantidade de dinheiro de que um estudante Chinês gasta mensalmente para cobrir todas as despesas.

O preço é, naturalmente, a principal barreira para os utilizadores e não apenas na China, mas em outros mercados desenvolvidos. Os clientes são fáceis de irem para ofertas alternativas mais baratas, embora possam ser ilegal, duvidosa na natureza, ou mesmo prejudiciais. Pobreza social combinada com a incapacidade das autoridades para acabar com o fenômeno fizeram da pirataria um negócio em expansão.E a ponto de que as pessoas não percebem a pirata de software como ilegal, mas sim como uma parte integrante da sua realidade .
Mas isto é o ponto de vista dos fabricantes de software proprietários.
A questão é muito mais complexa que isto e em outra hora abordarei o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!!!