segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

EpiLinux é um Sistema , de livre distribuição,com ferramentas de análise Epidemiológica e Bioestatística na área da saúde.


EpiLinux é um Sistema Operacional, de livre distribuição, especialmente orientado para a utilização de ferramentas de análise Epidemiológica e Bioestatística.
EpiLinux é uma distribuição completa de Linux.
Ele foi desenvolvido tendo como base o Ubuntu e Debian GNU/Linux, com a interface de desktop do KDE, na qual se incluiu, entre outros programas, uma recompilação de software para a realização de estudos na área da saúde: possui as tradicionais ferramentas de escritório (OpenOffice,...), software de Internet (Firefox,...) e principalmente programas específicos de bioestatística, de análise de dados e epidemiológicos (PSPP, R, SciLab, Octave, QGIS, EpiGrass, …)

Como complemento ao software nativo, o EpiLinux dispõe do emulador Wine, que permite rodar software para Windows em seu próprio ambiente. Funciona como um "gestor" para Linux de programas baseados na API Win16 e Win32.

EpiLinux pode-se usar como um sistema "Live" e rodar diretamente do CD-ROM evitando, assim, a interação com instalações prévias de outros sistemas operacionais. Também pode ser instalado no disco rígido de seu computador. Uma vez que se iniciou o sistema, a partir do menu principal, podemos escolher entre utilizar a versão "live", ou ser instalado em disco. (utilizador e password: epilinux).
Este software é distribuído sob licença GNU GPL onde seu idealizadores incentivam a copia-lo e distribui-lo livremente


EpiLinux é um projecto conjunto da Direção Geral de Saúde Pública da Junta da Galiza, e a unidade de Bioestatística do Departamento de Estatística e Investigação. Operacional da Universidade de Santiago de Compostela e do Grupo de Pesquisa MTM2005-00818.

Download EpiLinux (1GB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!!!