quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Liberte o seu " Android" para ser Livre!!!

Libere o seu dispositivo!

Liberado Android Robot
Mesmo que o Android seja  na sua  maior parte  Software Livre, os muitos dispositivos que o contem geralmente vêm  acompanhado com algum  software proprietário e serviços que impedem as pessoas de usá-los de forma independente e autônoma. Libere o seu dispositivo Android: aprenda a recuperar o controle de seus dados, com um sistema operacional livre e aplicativos gratuitos!

Os sistemas operacionais

Um sistema operacional é um conjunto de software que permite que você use seu telefone e execute outros aplicativos nele. Mesmo  o Android  que é livre em sua maioria , muitos telefones vêm com componentes proprietários e add-ons. Alguns celulares também têm um bloqueio no  gerenciador de inicialização que o impede de inicialização e instalação de outros sistemas operacionais. Se você quer comprar um celular com Android, certifique-se de que o carregador de boot pode ser desbloqueado . Em alguns dispositivos só pode ser desbloqueado por  hacks  muito inteligentes. Há também empresas que vendem seus aparelhos com um bootloader destravado ou fornecer-lhe os meios para desbloqueá-lo. Além disso, é uma boa idéia verificar se há versões gratuitas do Android que  suportam o dispositivo .

Replicant OS

Replicant é uma distribuição do Android que é 100% Software Livre. Ele funciona apenas em um número muito limitado de dispositivos . Se você tem um desses dispositivos, então esta é a sua escolha.

CyanogenMod

CyanogenMod
CyanogenMod é a distribuição mais popular mercado de reposição para o Android. Ele funciona em muitos celulares e ofertas  apresenta  que  não  são encontrados nos firmwares oficiais baseados no Android dos fornecedores. Ele também é fornecido sem aplicativos do Google e lhe dá mais liberdade sobre o seu dispositivo. CyanogenMod é um software livre desenvolvido por uma comunidade ativa. De modo a rodar em tantos dispositivos, faz uso de condutores não livres do dispositivo e firmware que são obtidas a partir de um dispositivo e estão incluídos na ROM.
A fim de instalar CyanogenMod,  o carregador do seu dispositivo de boot precisa ser desbloqueado. Alguns fabricantes não dao garantia se  você destravou o seu gerenciador de boot. O Wiki do CyanogenMod contém instruções detalhadas sobre como instalá-lo.
Após a instalação, o telefone será libertado de todas as aplicações pré-instaladas de propriedade e não haverá necessidade de conectar o telefone com uma conta do Google. Com a exceção de alguns drivers não-livres de dispositivo, o telefone deve executar  somente Software Livre. Se você sabe sobre aplicações não-livres adicionados ao CyanogenMod, por favor, deixe-nos saber sobre isso!
Coletamos algumas informações sobre como você pode ajudar a garantir que CyanogenMod permanece livre e como identificar e remover partes não-livre.

Os Apps

Para a maioria das pessoas, a loja do Google Play (anteriormente conhecido como o mercado Android) é a única ou a principal fonte para as suas aplicações. Ele nem sequer dizer se um aplicativo é um software livre ou não, e muito menos a sua licença. Infelizmente, a maioria dos aplicativos detes mercados  ou outros são proprietários. Mesmo se você instalar um aplicativo de software livre, não há nenhuma razão para confiar no binário baixado. Usando o Mercado Google também requer uma conta do Google. Recomenda-se não usar este mercado em todos os.

F-Droid

F-Droid
A iniciativa F-Droid foi iniciado para mudar a situação triste de aplicativos de   Software Livre no mundo Android. Ele cria um repositório de fácil instalação  de Software Livre para a plataforma Android. Existe um aplicativo cliente Android que torna fácil para navegar entre aplicações de Software Livre, instale-os no seu dispositivo, e acompanhe as atualizações. Quando disponível, inclui informações sobre como doar dinheiro para os autores do app.
O repositório de F-Droid contém detalhes de várias versões de cada aplicação. Você também pode facilmente criar e adicionar os próprios repositórios. Mas desde que a iniciativa é muito ativa , desenvolvendo de forma descentralizada e aberta a colaboração, a criação de repositórios próprios não é realmente necessário. Seu objetivo é incluir todos os aplicativos úteis de Software Livre Android e para acompanhar suas atualizações.
Coletamos algumas informações sobre como você pode ajudar F-Droid .

Sincronizar seus dados

Quando você executar apenas software livre e quando você não contar com serviços não-livres de rede, como os do Google oferece, pode parecer que você perde a conveniência de sincronizar seus contatos, seu calendário e outros dados com outros dispositivos. Felizmente, há uma abundância de Software Livre que faz este trabalho, bem como:
Este texto é extradido da Free Software Foundation Europe da campanha  liberte seu Android.
Traduzi da melhor forma "limitada" possível , para quem sabe abri-lhes as portas para mais versatilidade em seu Sistema Android!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!!!