quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Padrão de Documentos Abertos o ODF , divulgue está idéia!!!

Formato Open Document


O openDocument 1.0 foi publicado pelo grupo OASIS ("Organization for the Advancement of Structured Information Standards"), como um padrão aberto e padronizado.

ODF significa Open Document Format (Formato de documento aberto) e é um conjunto de regras para a criação de diversos tipos de arquivos.

O ODF surgiu quando a Sun Microsystemas comprou a Star Division, que fabricava a suíte Star Office, e iniciou o projeto do OpenOffice. Na época, foi criado um subcomitê na OASIS, que incluiu profissionais de software livre e de empresas privadas, para trabalhar com armazenamento de documentos, baseado na linguagem aberta XML (eXtensible Markup Language) e tem suporte em pacotes como OpenOffice / Br-Office.org, StarOffice, KOffice e IBM WorkPlace.

Assim, qualquer empresa pode desenvolver produtos com base nesse padrão e atualmente há mais de 40 aplicativos que podem manipular o ODF.

Como o ODF é um conjunto de especificações, para cada situação é utilizada uma parte delas. Assim, se aplica a documentos de texto, gerando o formato odt, de cálculo (extensão ods) e de apresentações ( terminação odp).

É norma ISO 26300 e ABNT NBR-26300.




Extensões ODF

Um documento ODF pode ter as seguintes extensões:

odt: documentos de texto (text)

ott: documentos de texto modelo (template text)

ods: planilhas eletrônicas (spreadsheets)

ots: planilhas eletrônicas - modelo (template spreadsheets)

odp: apresentações (presentations)

otp: apresentações - modelo (template presentations)

odg: desenhos vetoriais (draw)

otg: desenhos vetoriais - modelo (template draw)

odf: equações (formulae)

odb: banco de dados (database)

odm: documentos mestre (document master) (topo)



Vantagens do ODF


A adoção do padrão ODF é uma garantia de preservação de documentos eletrônicos sem restrição no tempo, um item muito precioso na administração pública e privada de longo prazo. É só imaginar o que pode acontecer se documentos não puderem ser lidos após algum tempo, simplesmente porque a empresa proprietária do tipo de arquivo resolveu mudar algo na criação ou na leitura de seus formatos.

Assim, daqui a 100 anos ou mais, certamente será possível abrir documentos armazenados em ODF, o que pode não ocorrer com arquivos binários e proprietários, que podem se transformar em verdadeiros hieróglifos, cujo código pode não ser acessível em alguns anos.

Paralelamente, o padrão ODF possibilita a concorrência, pois permite adquirir software de mais de um fornecedor, já que o formato não é propriedade de uma empresa.

Também possibilita que as pessoas tenham comunicabilidade e interoperabilidade na troca de documentos. Obviamente, quando se usa um padrão aberto a sociedade é o maior beneficiário já que o texto digitado poderá ser lido por vários programas.

Vários governos estão aprovando a preferência pelo uso de formatos abertos para trocar informações e textos. O ODF é o formato escolhido para documentos pela Comunidade Europeia.

Portanto, várias outras empresas e instituições estão adotando ou estudando adotar o formato ODF para escrever documentos. Ou, pelo menos, suportar em seus programas, evitando o favorecimento de qualquer fornecedor.

É importante lembrar que os formatos de empresas como a Microsoft (.doc, .xls, ppt) são fechados, proprietários, e seguem unicamente os desejos e prioridades daquela empresa. E que, evidentemente, o monopólio mundial de software é contrário ao padrão aberto. Assim, essas empresas tentam impedir que os governos, instituições e quaisquer pessoas ou empresas adotem o padrão ODF.
Divulgue está idéia!!!

Fonte http://www.ufpa.br/dicas/open/oo-odf1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!!!