domingo, 4 de dezembro de 2011

Novo motor de busca YaCy , Livre


YaCy é um motor de busca livre que qualquer um pode usar para construir um portal de busca de seu intranet ou para ajudar a pesquisar na internet pública. Ele é totalmente descentralizado, e todos os usuários da rede de motor de busca são iguais, a rede não armazena as solicitações de pesquisa do usuário e não é possível para qualquer um censurar o conteúdo do índice compartilhado. Queremos alcançar a liberdade de informação através de um livre pesquisa na web, distribuída, que é alimentado por usuários do mundo.
Todos podem experimentar o motor de busca na http://search.yacy.net/ . Usuários podem se tornar parte da rede YaCy, instalando o software em seus próprios computadores. YaCy é um Software Livre, assim qualquer um pode usar, estudar, compartilhar e melhorá-lo. Ele está atualmente disponível para GNU / Linux, Windows e MacOS. O projeto também está à procura de desenvolvedores e outros contribuidores.

2 comentários:

  1. Após uma experiência de cerca de 1 ano como peer do YaCy, posso afirmar que na versão atual este software livre já funciona de forma muito satisfatória. Ao contrário das versões mais antigas, o programa mantém-se em funcionamento por vários dias sem "descarrilar" devido à sobrecarga dos recursos disponíveis.

    O YaCy precisa desesperadamente de mais peers brasileiros e portugueses, porque os termos incluídos nos índices da web são quase todos de origem inglesa e alemã. Neste momento sou dos poucos usuários do YaCy a tentar rastrear e indexar a net lusófona, com certeza que a cooperação de outros será bem-vinda.

    Quem quiser ter uma ideia do YaCy orientado fundamentalmente para a web de língua portuguesa pode dar uma olhada no endereço http://emgrande.com/wb.

    Participem!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo comentário e muito boa sugestão espero que quem ler está matéria tenha o mesmo nível de entendimento e cooperação!!!
    Obrigado e um Abraço!!!

    ResponderExcluir

Obrigado!!!